Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Seja bem-vindo ao site do DECEx > noticias > CAPACITAÇÃO NO MÓDULO GESTÃO DO GPEX
Início do conteúdo da página
noticias

1ª Reunião da Rede de Gestores de Fortalecimento da Ética e da Liderança

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 14h12 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 17h32 | Acessos: 140

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 21 de março de 2024, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) promoveu a 1ª Reunião de 2024, da Rede de Gestores de Fortalecimento da Ética Profissional Militar e de Desenvolvimento da Capacidade de Liderança, com a participação de cento e um estabelecimentos de ensino (Estb Ens). O Ch DECEx, Gen Ex Richard Fernandez Nunes, enfatizou a necessidade de a Educação evoluir com o fortalecimento da ética e da liderança. Abordou o momento que o mundo vivencia, com uma crise de liderança e conturbada fragilidade da paz mundial, o que pode levar a uma possível escalada para conflitos de grandes proporções. Abordou sobre o importante papel que o Comitê Técnico Permanente de Educação Militar (CTPEM) está fazendo, estudando as mudanças necessárias para melhorar a Educação Militar, sempre embasadas nos valores e tradições do nosso Exército. Ainda, noticiou a aprovação e assinatura da nova portaria do DECEx, que trata da sistematização das ações voltadas ao fortalecimento da ética e ao desenvolvimento da capacidade de liderança no sistema de educação e cultura do Exército, além de ter reforçado suas principais orientações aos Cmt Estb Ens e à Rede de Gestores.

O Chefe da Assessoria de Ética e Liderança - AEL/DECEx, Coronel R1 Elias Ely Gomes Vitório, apresentou as orientações à Rede de Gestores, com ênfase na ética profissional militar e uma breve explanação sobre a Portaria Nº 544 – DECEx/CEx – recém aprovada.

O Gen Bda Juraci Ferreira Galdino, Comandante do Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Cel Escouper, também daquele Instituto, fizeram uma apresentação do Sistema de Observação e de Desenvolvimento Atitudinal (SODA), projeto em fase de estudos naquele Estb Ens, que está alinhado com o Plano Estratégico do Exército e que irá permitir aos docentes e discentes das escolas de formação, aperfeiçoamento e altos estudos uma melhor gestão atitudinal, utilizando ferramentas de tecnologia da informação, aprimorando a capacitação dos instruendos.

O Gen Ex R1 Décio Luís Schons, antigo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, fez uma apresentação sobre Ética Militar, enfatizando que em diferentes correntes éticas, a do dever é a mais direcionada para nós militares, e dela surge a pergunta: “o que eu devo fazer?”. Fez uma abordagem sobre os preceitos da Ética Militar, ressaltando: o sentimento do dever, o pundonor militar, o decoro da classe e a honra pessoal. As características da profissão militar refletem em um profissional realista e conservador. A sociedade espera que o militar seja ético, capaz de vencer guerras e, se necessário, para o cumprimento do dever, sacrificar a própria vida pela Pátria. Comentou sobre a “Lei da Colheita”: a importância de semear o que é certo para poder colher bons frutos, e a “Regra de Ouro da Liderança”: trate as pessoas como gostaria de ser tratado. Encerrou a sua apresentação levando a assistência a refletir sobre como cada um utilizou o seu tempo no cumprimento da sua missão pessoal e profissional.

Encerrando os trabalhos, o Ch DECEx, Gen Ex Richard Fernandez Nunes, reforçou a importância da Ética para o profissional militar, agradeceu ao General Schons e a participação de todos.

A 1ª RGL/2024 contou com a participação presencial do: Gen Ex Richard Fernandez Nunes, Ch DECEx; Gen Ex R1 Décio Luís Schons, Antg Ch DCT; Gen Div Josias Pedrotti Rosa, VCh DECEx; Gen Div Armando Morado Ferreira, Ch Ens PD&I do DCT; Gen Div Paulo Alípio Branco Valença, Dir DETMil; Gen Div Expedito Alves de Lima, Vice-Presidente da FUNCEB; Gen Bda Juraci Ferreira Galdino, Cmt IME; Gen Bda João Felipe Dias Alves, Dir DESMil; Gen Bda Luciano Antonio Sibinel, Dir DPHCEx; Gen Bda Ricardo Santos Taranto, Cmt CCFEx; e Gen R/1 Severino de Ramos Bento da Paixão, AE do Ch DECEx. Por meio de videoconferência, participaram o Gen Bda Marcello Yoshida, Cmt EsAO; Gen Bda Carlos Marcelo Teixeira Costa, Cmt ESA; Gen Bda Marcus Vinícius Gomes Bonifácio, Cmt AMAN; e mais 84 (oitenta e quatro) Cmt Estb Ens e seus respectivos gestores, bem como contou com a participação presencial dos gestores de 28 (vinte e oito) Estb Ens da guarnição do Rio de Janeiro.

Imagens: Cb George e Cb Samuel

 

FOTO 1

FOTO 2

FOTO 3

FOTO 4

registrado em:
Fim do conteúdo da página