Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Seja bem-vindo ao site do DECEx

Sistemas

Início do conteúdo da página

HISTÓRICO

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2017, 16h36 | Última atualização em Quarta, 11 de Julho de 2018, 14h29 | Acessos: 8218

 

" DECEx, herdeiro das tradições do ensino militar dos nossos antepassados, buscando cada vez mais a execelência dos recursos humanos da Força Terrestre..."

 

HISTÓRICO DO DECEx

 

Pode-se resumir a história do Departamento de Educação e Cultura do Exército em fases distintas a seguir relatadas.

Numa primeira fase, iniciada em 1915 e encerrada em 1922, quando cabia ao Estado-Maior do Exército (EME), Órgão de Direção Geral do Exército, a responsabilidade e os principais encargos relativos ao planejamento, à orientação, e ao controle do ensino na instituição e à Inspetoria do Ensino Militar o acompanhamento das atividades escolares.

A Inspetoria do Ensino Militar foi extinta em 1922, voltando o EME a executar todos os encargos relativos ao ensino até o ano de 1937.

No ano de 1937, foi  criada  e  organizada  a  Inspetoria  Geral  do  Ensino  do  Exército  (IGEE),  ciente  a   Alta Administração do Exército da importância das atividades de orientar,  coordenar  e  fiscalizar o ensino do Exército tendo em vista estar sendo executadas pela frágil estrutura de uma subseção de uma seção do EME. A IGEE enquadrava todos os Estabelecimentos de Ensino, exceto a  Escola  de  Comando  e   Estado-Maior   do   Exército (ECEME) que permanêcia subordinada ao EME, ficando assim caracterizado esta fase. 

Em 1943, ao entrar em vigor a Lei que organizava o Ministério da Guerra, criou-se a Diretoria de Ensino com a função de verificar e fiscalizar  administração do ensino, executar as prescrições e propor os métodos a seguir.

Em 1952 reajustam-se os órgão do Ministério e a Diretoria passa se chamar Diretoria Geral de Ensino (DGE), até 1970, quando tornou-se o Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), dando um vigoroso passo em frente buscando melhor racionalizar e estruturar o ensino ao Exército e o desvinculando em definitivo do EME.

O DEP, criado em 1970, herdou as tradições de 55 anos dos diferentes órgãos que o antecederam, sempre na busca do equacionamento da maneira mais racional possível de formar recursos humanos eficientes e eficazes para a Força Terrestre. Com a chegada do novo milênio, mais uma mudança se fez necessária. O Decreto Nº6710, de 23 de dezembro de 2008, transformou o DEP em Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

Não foi apenas uma sigla, mas, sobretudo, uma mudança filosófica e conceitual, quando o processo educacional e cultural tornou-se o núcleo de um Sistema de primeira grandeza no Exército. Nessa nova fase, dentre as várias ações conduzidas pelo DECEx, podemos destacar: os estudos para a inserção do sexo feminino, até 2017, na linha de ensino militar bélica; o Sistema de Apoio de Fogo (SAFO), que consiste num simulador de tiro de campanha avançado computadorizado com base na doutrina brasileira e o ensino por competências que consiste em alinhar o ensino profissional militar à moderna concepção da aprendizagem, sempre fundamentada nas nossas tradições e valores.

Fim do conteúdo da página