Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
noticias

Departamento de Educação e Cultura do Exército recebe Medalha da Vitória

Publicado: Quinta, 11 de Mai de 2023, 18h35 | Última atualização em Quinta, 11 de Mai de 2023, 18h41 | Acessos: 126

Rio de Janeiro (RJ) - Em  08 de maio, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) foi agraciado com a Medalha da Vitória concedida pelo Ministério da Defesa. A condecoração ocorreu durante Cerimônia Militar, presidida pelo Ministro de Estado José Mucio Monteiro Filho, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM).

Estiveram presentes o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o Comandante do Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, o Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda, e demais autoridades civis e militares.

Na oportunidade, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Richard Fernandez Nunes, representando o Departamento, recebeu a Medalha da Vitória. A honraria é destinada a militares das forças armadas e forças auxiliares, civis, além de organizações militares e instituições civis, que tenham contribuído para a difusão dos feitos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e dos demais combatentes brasileiros, durante a Segunda Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do país, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões institucionais.

Ainda durante o evento, militares tombados e ex-combatentes foram reverenciados com o toque de silêncio e a salva-fúnebre. Também foi realizada a aposição de uma coroa de flores em homenagem ao Soldado Desconhecido e a execução dos toques de Alvorada e da Vitória. Sobrevoaram o local da cerimônia duas aeronaves F-5M, do 1° Grupo de Aviação de Caça – o Senta a Pua, que combateu nos céus da Itália sob a liderança do então Tenente-Coronel Nero Moura, Patrono da Aviação de Caça do Brasil.

Finalizando a solenidade, o Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro apresentou um desfile de veículos históricos, incluindo um exemplar do período da Segunda Guerra Mundial.

Dia da Vitória

O Dia da Vitória marca os feitos históricos de militares que, durante a Segunda Guerra Mundial, defenderam os ideais de democracia e liberdade contra os horrores do nazifascismo, inclusive com o sacrifício da própria vida.

Texto: 2º Ten Andréa Paiva
Imagens: Cb Samuel e Cb Luana Matheus

FOTO 1

FOTO 3

FOTO 4

FOTO 5

FOTO 6

FOTO 7

registrado em:
Fim do conteúdo da página