Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Chefe do DECEx
Início do conteúdo da página
Chefe do DECEx

Chefe do DECEx

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 13h40 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 15h02 | Acessos: 18498

General de Exército FRANCISCO CARLOS MACHADO SILVA

 GEN CARLOS MACHADO

O General de Exército Carlos Machado foi promovido ao posto atual em 31 de julho de 2023.

Nascido na cidade de Fortaleza, estado do Ceará, em 29 de dezembro de 1963, é filho de MANUEL MOREIRA SILVA e de MARIA ZENEIDA MACHADO SILVA.

Incorporou às fileiras do Exército em 26 de fevereiro de 1983, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia em 6 de dezembro de 1986.

Realizou os Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais – EsAO em 1994, Curso de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME em 2003, Básico de Montanha, Instrutor de Educação Física, Operações na Selva “categoria A” e Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, Turma Ética e Democracia.

Durante a sua carreira, foi instrutor do Corpo de Cadetes da AMAN, serviu no 4º Grupo de Artilharia de Campanha, em Juiz de Fora – MG, no 4º Grupo de Artilharia Antiaérea, em Sete Lagoas – MG, no 25º Grupo de Artilharia de Campanha, em BAGÉ – RS e no 10º Grupo de Artilharia de Campanha, em Fortaleza – CE, onde foi Instrutor-Chefe do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva.

Como oficial superior, comandou o 7º Grupo de Artilharia de Campanha, em Olinda – PE e o Colégio Militar de Fortaleza.

Chefiou o Estado-Maior da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé - AM e foi Assistente-Secretário do Comandante do Exército.

Foi adido militar na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, na República Argentina.

Como Oficial General, comandou a Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, em Cruz Alta, Rio Grande do Sul; foi Diretor de Educação Preparatória e Assistencial; e comandou a 7ª Região Militar, na cidade do Recife – PE.

Como Oficial-General do Alto Comando do Exército, foi Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, no Ministério da Defesa.

Entre outras condecorações, foi agraciado com a Ordem do Mérito Militar, a Ordem do Mérito da Defesa, a Ordem do Mérito Judiciário Militar, a Ordem do Mérito Naval, a Ordem do Mérito Aeronáutico, a Medalha do Pacificador, a Medalha Mérito Tamandaré, a Medalha Mérito Santos Dumont, a Medalha Corpo de Tropa e a Medalha de Serviço Amazônico.

 
Fim do conteúdo da página