Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Seja bem-vindo ao site do DECEx
Início do conteúdo da página
Seja bem-vindo ao site do DECEx

HISTÓRICO

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2017, 16h36 | Última atualização em Quarta, 12 de Agosto de 2020, 17h04 | Acessos: 41821

HISTÓRICO DO DECEx

 

     O Departamento de Educação e Cultura do Exército é o Órgão de Direção Setorial que orienta e coordena: as atividades educacionais nas Linhas de Ensino Militar Bélico, de Saúde e Complementar dos Órgãos que lhe são subordinados e das demais organizações militares designadas; as atividades dos graus de ensino preparatório e assistencial, realizadas pelos Colégios Militares e Fundação Osório; e as atividades culturais, de educação física e desporto no âmbito do Exército. É pelo DECEx que o passado, o presente e o futuro se fundem na busca permanente de um Exército moderno e compatível com a estatura estratégica do Brasil no contexto global.

     As suas origens remontam ao ano de 1915, com a criação da Inspetoria do Ensino Militar, momento em que ocorria a primeira sistematização do ensino no âmbito do Exército. Entretanto, considerando a sua história institucional, o seu primeiro elemento formador foi a Inspetoria Geral de Ensino, no alvorecer de 1937.

     Desde então, sua denominação foi alterada para Diretoria de Ensino do Exército, Diretoria-Geral de Ensino e Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), nos anos de 1943, 1952 e 1970, respectivamente. Ainda instalado em Brasília, o DEP recebeu também a incumbência de enquadrar e aperfeiçoar as atividades ligadas à pesquisa. Já em 1996, o DEP muda a sua sede para a cidade do Rio de Janeiro.

     No ano de 2008, sua designação foi alterada para Departamento de Educação e Cultura do Exército. Mais do que uma troca de denominação, esta reorganização foi uma mudança filosófica e conceitual, quando o processo educacional e cultural se tornou o núcleo de um sistema de primeira grandeza no Exército Brasileiro.

     O Departamento, portanto, cumpre sua nobre missão de formar e capacitar os recursos humanos da Força Terrestre para os desafios da nossa era, de acelerada evolução tecnológica e de ameaças inéditas e imprevisíveis. Para tanto, organiza-se em Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil); Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil); Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA); Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).

     Nos últimos anos, o DECEx tem conduzido várias ações, programas e projetos nas diversas áreas da dimensão humana da Instituição, no intuito de preservar e difundir os seus valores, aprimorar a formação de nossos recursos humanos e aumentar, ainda mais, a eficiência de nosso sistema educacional.

 

Fim do conteúdo da página