Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Feira de Ciências é destaque em evento multidisciplinar

Sistemas

Início do conteúdo da página

Feira de Ciências é destaque em evento multidisciplinar

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 14h42 | Última atualização em Quinta, 04 de Outubro de 2018, 14h47 | Acessos: 55

FEIRA DE CIÊNCIAS  REÚNE OS 13 COLÉGIOS MILITARES DO BRASIL -

Brasília (DF) – Na manhã de 3 de outubro, uma cerimônia no anfiteatro do Colégio Militar de Brasília reuniu alunos das 13 unidades do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) para a abertura da terceira edição do Desafio Global do Conhecimento. Uma apresentação cultural dos estudantes de Brasília emocionou o público com a adaptação da animação “O Menino e o Mundo”. Após o cerimonial de abertura, teve início a Feira de Ciências com apresentação de trabalhos voltados para a preservação do Meio Ambiente.

O Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, destacou que eventos como esse fazem a diferença: “Um evento grandioso que consegue congregar representantes de todos os Colégios Militares para trabalhar aquilo que é essência do que é ser escola: o conhecimento. Tudo em um desafio muito salutar, uma competição em que todos saem ganhando e podem, não só participar do evento, mas ter uma preparação longa para vir para um evento como esse. Isso agrega, une os alunos, prepara a nossa juventude estimula a obtenção de conhecimento, portanto, é um evento extremamente positivo”.

Cada Colégio Militar concorre com um trabalho na Feira de Ciências que, assim como a da Robótica, tem como tema central “Inovações para a Conservação do Meio Ambiente e a Transformação da Sociedade do Futuro”. As feiras, gratuitas e abertas ao público, trazem propostas inovadoras, sustentáveis e de baixo custo para preservação da natureza, como o Colégio Militar de Manaus, que desenvolveu um projeto de “Casa Ribeirinha com Tecnologia Aproveitável e Sustentável”, buscando uma relação harmônica entre homem e natureza. Já o Colégio Militar de Campo Grande apresentou um estudo da ação larvicida natural à base de Jatobá-do-Cerrado, totalmente inofensivo para a natureza e o ser humano, o que pode ser mais uma ferramenta no combate ao Aedes Aegypti. Esses são apenas dois exemplos dos trabalhos apresentados pelos alunos participantes. Uma equipe formada por especialistas civis e militares avaliam os trabalhos.

A cerimônia de premiação será na tarde do dia 5 e a equipe vencedora representará o SCMB na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Dos 13 colégios participantes, sete irão para a Semana de Ciência e Tecnologia de Brasília e os demais participarão da Feira de Ciência e Tecnologia do Instituto Militar de Engenharia (IME).

A Feira de Robótica acontece dia 4 de outubro, a partir das 9h, e a entrada é gratuita.

   
   
   
   
   
   
   
registrado em:
Fim do conteúdo da página