Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Seja bem-vindo ao site do DECEx > noticias > DECEx participa da LAAD Defence & Security 2023
Início do conteúdo da página
noticias

Presidente da República participa do Aspirantado da Primeira Turma do Segmento Feminino na AMAN

Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 14h03 | Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 14h03 | Acessos: 287

Presidente da República participa do Aspirantado da Primeira Turma do Segmento Feminino na AMAN

Resende, (RJ) – Em 27 de novembro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou a Cerimônia do Aspirantado no Pátio Tenente Moura (PTM).
Em 210 anos de história da Academia, foi primeira vez que a instituição formou um grupo misto. A Turma Dona Rosa da Fonseca tem 391 cadetes, sendo 368 homens e 23 mulheres.
Os Aspirantes a Oficial deram início ao evento com a restituição do Espadim, quando, trajados pela última vez com o uniforme Azulão, entregaram as réplicas da Espada de Caxias à Academia e em um segundo momento, receberam a Espada de Oficial do Exército Brasileiro, símbolo da honra militar.
A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, do Vice-Presidente Antônio Hamilton Martins Mourão, de ministros de Estado, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, oficiais generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e demais autoridades civis e militares.
Dos 391 Aspirantes, 135 são de Infantaria; 60 de Cavalaria; 53 de Artilharia; 40 de Engenharia; 31 de Intendência; 28 de Comunicações; 14 de Material Bélico. Dentre “as” cadetes, 13 são da Intendência e 10 do Material Bélico.
O primeiro lugar da turma, Asp João Pedro Castro Brum Silva, de 24 anos, recebeu das mãos do Presidente Bolsonaro a Espada de Oficial. Logo após, seis Oficiais Generais fizeram a entrega das Espadas aos Aspirantes, que se destacaram em primeiro lugar em suas Armas, Quadro e Serviço e a Medalha Marechal Hermes. Em seguida, madrinhas e padrinhos fizeram a entrega das Espadas aos demais Aspirantes.
Durante o evento, o Presidente ressaltou as dificuldades enfrentadas na formação e a vitória obtida pelos cadetes: “Quem passa por aqui sabe das dificuldades. Nunca se esqueçam delas e das conquistas. Tenham gratidão, pois sempre há alguém nos ajudando. Hoje, somam-se a nós, um grupo de 23 mulheres, por isso essa formação marca a todos nós de maneira única”.
O DECEx parabeniza os aspirantes da turma que leva o nome de Dona Rosa da Fonseca , Patrono da Família Militar, reconhecida como exemplo de valores a serem seguidos e seus familiares, desejando muitas realizações  pessoais e profissionais nas novas OM.

1

2

3

4

5

6

7

9

10

capa

registrado em:
Fim do conteúdo da página