Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Seja bem-vindo ao site do DECEx > noticias > Militares da AMAN concluem Curso Básico de Paraquedista
Início do conteúdo da página
noticias
Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 16h22 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 11h01 | Acessos: 1489

XIII ENCONTRO DE ITAIPAVA (RJ)

Rio de Janeiro (RJ)

   O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) promoveu, no período de 02 a 05 de março de 2020, o “XIII Encontro de Itaipava”, com a participação dos Diretores, Chefes e Comandantes das Organizações Militares que compõem o Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx) para debater temas relacionados com o Ensino, Cultura, Educação Física e Desportos, Pesquisa e Administração Militar.

    A programação do Encontro, que buscou atualizar e orientar os integrantes do Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx) nos assuntos referentes às atividades previstas para o corrente ano, teve, no dia 02 de março, apresentações proferidas pelos Generais de Divisão Luciano Guilherme Cabral Pinheiro e Adilson Carlos Katibe sobre o tema “O Planejamento Estratégico e o Sistema de Educação e Cultura do Exército”, e pela Professora Doutora Claudia Maria Costin sobre o tema “Os Desafios da Educação 4.0 no Brasil”.

    No dia seguinte, o Vice-chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, General de Divisão Luis Henrique de Andrade, e o Comandante do Instituto Militar de Engenharia, General de Brigada Armando Morado Ferreira, apresentaram “As possibilidades de Integração da Linha de Ensino Científico-Tecnológica com a Linha de Ensino Militar Bélico”.

    Em seguida, o Chefe do DECEx, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, apresentou suas Diretrizes para o SECEx, como uma resposta aos desafios para Educação, resultantes da síntese da conjuntura internacional e nacional. Diretrizes  alinhadas com o Planejamento Estratégico do Exército e que indicam que a união de todos os integrantes do SECEx para a solução a tais desafios é o objetivo a ser alcançado e mantido.

   O Chefe do Centro de Comunicações Social do Exército (CCOMSEx), General de Divisão Richard Fernandez Nunes, por sua vez, proferiu, na manhã do dia 04 de março, uma apresentação sobre o tema “A Comunicação Social no Exército Brasileiro”. Em seguida, o Coronel R1 Pedro Barboza de Souza Filho, do Comando de Operações Terrestres (COTer), apresentou o “Alinhamento Doutrinário do Centro de Doutrina do Exército com o DECEx”. À tarde, o Professor Doutor Demétrio Martinelli Magnolli abordou “Os Desafios da Educação no Brasil – Uma perspectiva”.

   Como última apresentação do Encontro, a Professora Doutora Débora Castilho Duran Prietro Negrão de Souza, no dia 05 de março, apresentou “os Desafios da Educação Militar”, indicando, entre outros pontos, que os comandantes e professores são modelos de inspiração para uma aprendizagem efetiva e que as tecnologias devem estar a serviço dos projetos.

   O Encontro de Itaipava serviu, portanto, para nivelar os conhecimentos dos integrantes do SECEx sobre os desafios para a Educação Militar, Preparatória e Assistencial neste início do século XXI, integrar suas ações com o Planejamento Estratégico do Exército, com o Departamento de Ciência e Tecnologia, com a Comunicação Social do Exército e com o Centro de Doutrina do Exército, para produzir respostas eficazes e necessárias para a formação, extensão, especialização e aperfeiçoamento dos recursos humanos que compõem a Instituição Exército Brasileiro.

  FOTO OFICIAL SEM LEGENDA 1280x798

DSC 3168 1275x960

DSC 2962 1280x853

DSC 3007 1275x850

DSC 3099 1280x821

DSC 3200 1280x796

DSC 3240 1280x672

DSC 3293 1280x782

DSC 3393 1280x777

registrado em:
Fim do conteúdo da página