Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Seja bem-vindo ao site do DECEx > noticias > 105 anos do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC)
Início do conteúdo da página
noticias

105 anos do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC)

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 14h08 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 14h08 | Acessos: 764

NO RIO DE JANEIRO, MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO E FORTE DE COPACABANA COMEMORA OS SEUS 105 ANOS

No dia 27 de setembro, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) comemorou os seus 105 anos com uma formatura realizada no Campo de Marte para autoridades, antigos comandantes, ex-integrantes, familiares e outros convidados.

A solenidade militar foi presidida pelo General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), e contou com a presença do General de Exército R/1 Rui Alves Catão, antigo Comandante Militar do Leste; do General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx); além de outras autoridades civis e militares.

Durante a solenidade, ocorreu a entrega do Diploma "Amigo do Forte de Copacabana", honraria instituída com o intuito de homenagear as personalidades e instituições que têm contribuído ao longo dos anos com o Museu.

O evento também foi prestigiado pela ilustre participação de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial e de personalidades como o atleta Tande, medalhista olímpico de vôlei, e Arnaldo Cezar Coelho, antigo integrante do Forte de Copacabana.

No dia 28 de setembro, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana realizou uma apresentação cultural em homenagem à data. O cantor Armandinho foi o convidado especial do projeto e animou a platéia com seu grande talento musical.

Ainda dentro da programação comemorativa de aniversário, entre os dias 16 de setembro e 7 de outubro, o Museu promove a exposição “Aniversário do Forte”, que exibe acervos e obras de arte relevantes sobre o sítio histórico, como a pintura da "Cúpula da Fortificação", de Wambach (1941).

Em seu discurso, o Diretor e Comandante do MHEx/FC ressaltou que “atualmente, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana recebe uma média mensal de mais de 35.000 visitantes e acima de 200 delegações por ano, do Brasil e do exterior, entre civis e militares. Diante desse desafio, trabalhamos diuturnamente para deixar um pouco do Exército Brasileiro em cada pessoa que adentra o nosso Pórtico.”

Fonte: MHEx/FC
 
 
 
 
 
 
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página