Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Seja bem-vindo ao site do DECEx > noticias > Apoio das Forças Armadas em Brumadinho
Início do conteúdo da página
noticias

DIA DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS - 2 DE OUTUBRO

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 14h01 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 14h01 | Acessos: 659

O Exército Brasileiro comemora o Dia do Quadro Complementar de Oficiais (QCO) em 2 de outubro, data da promulgação da Lei nº 7.831, em 1989, que criou o quadro com a finalidade de atender às necessidades de pessoal com nível superior para a ocupação de cargos e o exercício de funções especializadas em várias áreas técnicas, que apoiam diferentes setores da instituição militar.

Como primeira consequência, a Escola de Administração do Exército (EsAEx), criada em 5 de abril de 1988 e sediada na cidade de Salvador-BA, hoje Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), foi incumbida da missão de formar os oficiais desse novo quadro, tão necessário para a Força Terrestre em face de um mundo em constante e cada vez mais acelerada transformação, onde as mais diversas especializações são necessárias para um efetivo cumprimento de suas missões constitucionais.

O símbolo do QCO traduz a essência do quadro: o triângulo isósceles vazado representa o conhecimento civil e o sabre sobreposto, o conhecimento militar. Sua junção simboliza a tarefa de assessorar a Força Terrestre em diversas áreas de formação específica.

Os integrantes do QCO são administradores, estatísticos, professores, profissionais de informática, comunicadores sociais, bibliotecários, contadores, economistas, enfermeiros, psicólogos, pedagogos, veterinários, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, todos compartilhando seus esforços em prol da missão constitucional do Exército.

A inclusão do segmento feminino no Quadro Complementar de Oficiais, em 1992, tornou efetiva a abertura da carreira militar às mulheres, o que evidenciou a modernização do Exército Brasileiro em sintonia com a evolução da sociedade.

O Quadro Complementar de Oficiais tem como patrono Maria Quitéria de Jesus, primeira mulher a assentar praça em uma unidade militar em terras brasileiras. Heroína na guerra pela independência, nasceu em 1797, em São José de Itapororocas, na antiga província da Bahia. Motivada pelos ideais de liberdade, incorporou, inicialmente, às fileiras do Corpo de Artilharia e, posteriormente, ao de Caçadores. Seu batismo de fogo ocorreu no combate na foz do rio Paraguaçu, onde evidenciou sua invulgar bravura e identidade como mulher. Revelada sua condição, foi condecorada pelo próprio imperador Dom Pedro I com a Ordem Imperial e do Cruzeiro, em reconhecimento pelos seus feitos.

Após 30 anos de sua criação, o QCO já é um quadro consolidado. Representando a síntese entre o livro e o sabre, seus integrantes, envergados com os valores e as tradições do Exército Brasileiro, mostram sua determinação, seu entusiasmo e seu profissionalismo.

Por fim, na essência das palavras do poeta baiano Castro Alves, eternizadas nas paredes da EsFCEx, “Nem cora o livro de ombrear co’o sabre... Nem cora o sabre de chamá-lo irmão...”, o Dia do Quadro Complementar de Oficiais homenageia com justiça os militares que, com singular e elevada capacidade técnica, sublimada pelo comprometimento e pela abnegação, contribuem para o engrandecimento do Exército Brasileiro e da Pátria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página